2021
Release Notes – Versão 2.39.0
2 de junho de 2021Versão 2.39.0 – 14/06/2021 – em produção
Olá pessoal!
Já está disponível em produção a versão 2.39.0 do InvoiCy.
Confira as novidades:
– Novo componente para personalização do DANFE:
Olha só que super novidade! Buscando entregar uma melhor experiência para os usuários no momento de personalizar as configurações para impressão do DANFE, liberamos um novo componente Personalizado BETA.
Como pode ser visto na imagem abaixo, na lateral esquerda da tela existem algumas configurações de tamanhos de fontes, como: ‘Tamanho da Fonte dos produtos/serviços’, ‘Tamanho da fonte da informação adicional do produto’ e ‘Tamanho da fonte das informações complementares’.
Também é possível definir o ‘Modelo da folha’, que no momento disponibilizamos apenas A4, e escolher a ‘Posição da área destacável’.
Pode-se ainda optar pelo ‘Destaque dos produtos perigosos’ e ‘Imprimir duplicatas’ e ‘Imprimir ICMS Desonerado’.
Nessa tela também já é possível observar a logomarca que sairá impressa no DANFE, de acordo com o cadastro da empresa.
As demais configurações são opções que também estão disponíveis no modo personalizado normal de configurações do DANFE, com exceção de algumas opções que serão liberadas apenas para esse componente.
Ao ativar a opção ‘Personalizar tabela de produtos’, será possível posicionar as colunas correspondentes de acordo com as suas necessidades.
Ainda é possível preencher o campo ‘XML Documento’, com o conteúdo do XML da NF-e e efetuar a pré-visualização do DANFE antes de emitir esse documento. No combobox ‘Modelo do documento para pré-visualização’, é possível selecionar dentre os modelos disponíveis para simular diferentes situações de impressão do DANFE.
Ao clicar em ‘Restaurar DANFE’, tudo que foi personalizado pelo usuário será retornado às configurações padrão novamente.
Para mais informações leia o artigo Novo componente para DANFE personalizado.
– Novos parâmetros nas configurações de impressão do DANFE:
A partir dessa versão, as configurações de impressão do DANFE contam com três parâmetros novos, são eles: ‘Imprimir informações do bloco emitente centralizadas’, ‘Imprimir textos em negrito’ e ‘Imprimir FCP’.
Por padrão a logomarca e informações do emitente são impressas do lado esquerdo do DANFE, como demonstramos na imagem abaixo.
Ao ativar o novo parâmetro ‘Imprimir informações do bloco emitente centralizadas’ a logomarca e demais informações do emitente serão impressas de forma centralizada no DANFE, como demonstra na imagem a seguir.
Ativando o parâmetro ‘Imprimir textos em negrito’, todas as informações do DANFE serão impressas em negrito, com exceção dos valores referentes aos itens.
Por fim, ao ativar o parâmetro ‘Imprimir FCP’, o valor do FCP será impresso no bloco de impostos do DANFE, como destacado na imagem abaixo.
– Digitação de NF-e com pessoa física:
O InvoiCy já está ajustado de acordo com a NT 2018/001, que permite a emissão de NF-e por pessoas físicas que possuem inscrição estadual, e um certificado digital do tipo e-CPF. Com isso, o InvoiCy passa a atender a demanda de produtores rurais que também precisam emitir uma Nota Fiscal Avulsa (NFAe).
Porém, até agora só era possível realizar a emissão via Web Service. Mas a boa notícia é que a partir dessa versão será possível emitir NF-e também através da tela de digitação.
Mas atenção! Conforme regra da SEFAZ, os documentos emitidos por pessoas físicas devem obedecer a faixa de numeração para série, devendo estar entre 920 e 969.
Também é importante destacar que essa funcionalidade está disponível apenas para empresas que possuem a contratação da licença de digitação via parceiro.
– Download de PDF na tela de Documentos emitidos:
Na tela de documentos emitidos, você vai encontrar uma nova opção de download dos arquivos PDF: ‘Download PDF – Arquivos separados’, como demonstra a imagem abaixo.
Ao selecionar vários documentos na tela e selecionar essa nova opção, os PDFs serão exportados em arquivos separados, compactados em um arquivo .zip.
Porém, caso optar por: ‘Download PDF – Arquivo único’, será feita a exportação de um único arquivo PDF, contendo todos os PDF dos documentos selecionados.
– Inicializar municípios somente para importação de NFS-e:
A partir de agora o InvoiCy permitirá que prestadores de serviço possam importar documentos emitidos ou recebidos mesmo que o município não possua o serviço de emissão de NFS-e via Web Service e independente de o Prestador utilizar o InvoiCy para emissão de documentos ou utilizar outros sistemas.
No retorno da consulta de Municípios Integrados via Web Service, foram incluídos 3 novos campos que informam se o município consultado possui o serviço de Emissão integrado no InvoiCy ou não, e quais as formas de importação disponíveis. Os novos campos são:
- possuiRecepcao – Retorna “S” (município possui serviço de emissão) ou “N” (município não possui serviço de emissão)
- importaNotasEmitidas – Retorna a forma de importação de documentos disponível para o município, sendo as opções “Web Service”, “E-mail” ou “Não”.
- importaNotasRecebidas – Retorna a forma de importação de documentos recebidos, sendo as opções:
- Web Service = consulta automática liberada para qualquer empresa.
- Web Service (1) = consulta automática liberada apenas para empresas que também são deste município, pois é obrigatório informar inscrição municipal.
- Web Service (2) = consulta automática possível apenas se cadastrar previamente os prestadores de quem a empresa contrata os serviços.
- E-mail = não possui consulta automática na prefeitura, porém é possível baixar as notas do site da prefeitura e importar no InvoiCy ou cadastrar uma caixa de e-mail onde recebe os XMLs das notas (e-mail deve ser enviado pelo prestador ou pela prefeitura).
- Não = ainda não foi implementada a consulta automática nem cadastrado layout compatível para leitura de e-mail.
A imagem a seguir apresenta um exemplo de retorno de uma consulta contendo os novos campos.
Essas mesmas informações estão disponíveis no InvoiCy na tela de Municípios Integrados, no grupo de informações de NFS-e, que pode ser acessado no Painel de Controle.
Nessa tela também foi adicionada a coluna “Emissão” que informa se o município possui ou não serviço de emissão de documentos. Essa coluna representa o campo possuiRecepcao no retorno da consulta via Web Service.
– Adequar espelho RPS para Uberlândia – MG:
Foram realizadas algumas alterações visuais no espelho RPS (documentos ainda não convertidos em NFS-e) exclusivamente para Uberlândia/MG, para adequar exigências da fiscalização municipal. Dentre as mudanças estão a alteração do cabeçalho para “Secretaria municipal de finanças” e posicionamento do número do RPS no bloco superior direito.
– Consulta automática de notas recebidas em 2 novos padrões:
A extensão de importação de documentos conta com mais alguns municípios com importação automática de notas recebidas e/ou emitidas. Os padrões incluídos são Smarapd Sil WS2 e Portal Fácil, apenas nos municípios que disponibilizam o serviço.
– Consulta de NFS-e recebidas por prestador
Na versão 2.38.0 do InvoyCy disponibilizamos a opção de consultar documentos recebidos a partir de um cadastro de Prestadores de serviços, que pode ser realizado diretamente via Painel de Controle.
Nessa nova versão do InvoiCy estamos liberando o cadastro de prestadores via Web Service, tanto para integrações via SOAP ou API REST. A partir de agora é possível cadastrar o prestadores no momento do cadastro de uma nova empresa ou por meio da atualização das informações já cadastradas.
Para cadastrar prestadores via integração SOAP, é necessário enviar alumas informações, conforme apresentamos a seguir;
Podem ser enviados vários prestadores no mesmo cadastro, bastando apenas repetir o grupo <Prestador>.
Para integração via API REST, os os campos a serem enviados no JSON são:
É possível alterar o status, o nome, o código do município e a inscrição municipal de um prestador cadastrado, para isso deve-se enviar todas as informações do prestador, alterando o campo desejado, o InvoiCy irá verificar se o prestador já está cadastrado pelo CNPJ e atualizar seus dados.
Importante lembrar que essa funcionalidade atende somente clientes que utilizam o Módulo NFS-e.