ago
14
2018

Extensão Dashboard de Gestão Fiscal

14 de agosto de 2018

Índice

-

Olá! Nesse artigo iremos explicar sobre a extensão ‘Dashboard de Gestão Fiscal’, que visa auxiliar o usuário a ter uma visão gerencial sobre sua carteira emissora, possibilitando identificar quais empresas estão enfrentando algum tipo de problema, relacionado a emissão dos documentos e processos afins.

O acesso para ativar a extensão pode ser realizado por meio dos atalhos disponibilizados na janela Extensões, localizado na parte superior direita da aplicação, como demonstrado no artigo Extensões do InvoiCy.

Na tela de extensões, ao clicar sobre a imagem relacionada ao dashboard de gestão fiscal, abrirá uma nova tela contendo a aba ‘Visão geral’, que apresentará uma breve explicação sobre a extensão, como representa a imagem abaixo.

Já na aba ‘Configurações’, como demonstra a imagem a seguir, estão localizados os parâmetros para configurar a extensão.

Nessa tela você deverá escolher para quais módulos deseja ativar a extensão, destacando que é necessário selecionar pelo menos um dos módulos para que a extensão seja ativada. No momento essa extensão só está disponível para os módulos NFC-e/SAT e NFS-e.

Caso você é um parceiro Software House a aba de ativação de empresa é para você, onde é possível liberar acesso (ou comercialização) do Dashboard para usuários normais dessas empresas, podendo fazer a gestão dos dados diretamente pelo usuário final. Nessa tela, o usuário parceiro poderá ativar a extensão para todas as empresas já cadastradas, selecionando a opção ‘Ativar empresas listadas’. Será possível realizar pesquisa por CNPJ/Nome/Apelido de cada empresa e pelo grupo de empresas, como demonstra a imagem a seguir.

Ao clicar no botão ‘Salvar’ a extensão será ativada automaticamente. Mas ainda é possível redefinir os módulos ativos ou alterar as demais configurações clicando no ícone de configurações, como destacado na imagem abaixo.

Na barra lateral direita, onde são exibidas as extensões ativas, o ícone do Dashboard de Gestão Fiscal será sempre exibido, mesmo que o parceiro não tenha contratado os módulos disponíveis na extensão (NFC-e ou NFS-e), pois a Migrate irá disponibilizar gráficos de forma gratuita, que serão acessados por esse ícone.

Personalização do Dashboard de Gestão Fiscal

Ao clicar no ícone de personalizar, localizado no canto superior direito do dashboard, como destacado na imagem abaixo, irá abrir uma nova tela para configurar os gráficos que serão exibidos.

Conforme for inativando os gráficos, estes deixarão de ser exibidos no dashboard, para exibi-los novamente basta ativá-los.

Através da tela de personalização, será possível ativar as opções de mover ou redimensionar os gráficos, após ativar essa opção, o sistema irá disponibilizar um novo ícone na parte direita de cada gráfico, possibilitando selecionar e mover, ou também, será possível desmarcar todos os gráficos e ativá-los na ordem que  deseja, ou poderá  restaurar  a ordem dos gráficos de acordo com o padrão de configuração do sistema. Porém, devido ao formato de cada gráfico, pode ser que alguns não se posicionem no local desejado.

Liberação do Dashboard de gestão fiscal para usuários finais

A liberação do dashboard de gestão fiscal para usuários finais, possibilita ao usuário tipo parceiro ter a visão do usuário normal, podendo auxiliar melhor em caso de necessidade de atender alguma dúvida desses usuários. Para ter acesso a essa funcionalidade, a extensão dashboard precisa estar habilitada para o parceiro e haver empresas ativas para o usuário final.

Aba Geral

A partir de agora, será disponibilizado a nova aba Geral de forma gratuita, independente do módulo que a empresa tem contratado no Invoicy. O usuário poderá visualizar os gráficos de Vencimento de certificado e Falhas de envio de e-mail, porém o gráfico falhas de envio de e-mail, só apresentará informações caso a empresa possuir o módulo NFC-e ou NFS-e ativos no Invoicy. Já o gráfico de vencimento de certificados, irá apresentar as informações das empresas, que possui qualquer um dos módulos ativos. Essa aba será incrementada com mais novidades nas próximas versões.

Vencimento de certificados:

Relaciona os certificados dos emissores do parceiro próximos do vencimento, separados conforme as faixas de dias. Ao clicar no gráfico será direcionado para a tela com os certificados, exibindo quantos CNPJs estão atrelados a este certificado. Ao editar o certificado terá acesso para atualizar ou adicionar o mesmo para as empresas emissoras.

Falha no envio de e-mail:

Agrupamento de todos os e-mails que tiveram falha no envio, devido a erro de endereço eletrônico ou no servidor de e-mail. Ao clicar no gráfico, será direcionado para a tela com os CNPJs e as quantidades de e-mail que não foram enviados.

Observação:

É possível também fazer uso do dashboard para monitorar as emissões das empresas, mesmo sem utilizar o InvoiCy para emitir NFC-e. Saiba mais lendo o artigo Dashboard de Gestão Fiscal para emissores de outros sistemas.

A partir de agora, também será possível liberar acesso ao dashboard de gestão fiscal para usuários do tipo normal, saiba mais lendo o artigo Como liberar acesso ao Dashboard para usuário normal.

Na sequência explicaremos brevemente sobre a funcionalidade de cada gráfico das abas NFC-e e NFS-e:

Dashboard de Gestão Fiscal – NFC-e

Dashboard de Gestão Fiscal – NFS-e