2014
Padrão eISS – Antigo
30 de dezembro de 2014
Para o padrão eISS existem algumas diferenças em relação aos demais modelos que seguem o padrão ABRASF, listadas abaixo:
- Upload do arquivo de integração
O padrão eISS não possui integração via Web Service, sendo realizada a emissão via upload de arquivo TXT. Para saber detalhes sobre padrões que integram via upload de arquivo, veja o artigo Integração com padrões que utilizam arquivos.
Após ser realizado o upload, é necessário acessar a opção “Acompanhamento de Arquivos”, conforme destacado na imagem abaixo.
É preciso filtrar pela data de envio do arquivo, no grupo “Filtro de localização de arquivos”. Após filtrar, o sistema irá apresentar os arquivos carregados no dia. A direita, existe um botão que permite fazer o download do arquivo de retorno, que deve ser convertido e enviado ao InvoiCy, para atualização do status do RPS.
- Discriminação do Serviço
A Discriminação do serviço não permite acentuação ou qualquer outro caractere especial, dessa forma, o InvoiCy irá substituir pelo equivalente sem a acentuação.
- Particularidades nos dados para emissão
- A série do RPS deve, obrigatoriamente, ter 4 caracteres.
- O padrão não utiliza deduções, alíquota, valor de iss e valor de iss retido.
- O campo Código de atividade deve ser informado no campo código de tributação do município (TributMunicipio) e não item da lista de serviço (IteListServ) pois, por mais que no manual da prefeitura utiliza esta nomenclatura, não refere-se à lista de serviços da LC 116/2003.
- Local de prestação do serviço – informar 1 ou 2 para no município, e 3 ou 4 para fora do município.
- Serviço Prestado em vias públicas (tag < ServicoViasPublicas>) é obrigatório.
- País do tomador é obrigatório se o tomador for estrangeiro. Caso não informado, o sistema irá entender que o tomador é brasileiro.
- O serviço será caracterizado como exportação se o campo natureza da operação (natop) conter o valor 9 e o país do tomador for diferente de Brasil.
- Os impostos que podem ser informados na nota são IR, PIS/PASEP, COFINS, CSLL, OutrasRetencoes (para Valor não Incluso na Base de Cálculo – exceto tributos federais).
- É necessário informar o campo serQuantidade. Caso contrário será enviado 1.
- O padrão permite informar o número e valor da fatura com os campos nrofatura eValLiqFatura.
- Identificar erros no arquivo
O Padrão dispõe de uma lista de erros possíveis, veja aqui. Os erros poderão ser encontrados no arquivo de retorno. É possível baixar o arquivo e no final de cada linha tem um código de erro e um ponto e vírgula (‘;’). (fazer upload e linkar o pdf que está na pasta)
- Exemplo de XML
Visualize um exemplo de XML para emissão no padrão eISS clicando aqui.