mar
13
2017

Impressão de DANFE Simplificado

13 de março de 2017

Índice

-

A Plataforma InvoiCy conta com uma nova forma de orientação da página a ser impressa o DANFE, além das opções Retrato e Paisagem, também disponibilizamos agora o DANFE Simplificado.

Tanto a orientação Retrato como Paisagem podem ser impressas em formulário A4. Já o DANFE com orientação Simplificado poderá ser utilizado em impressoras portáteis, para impressões fora do estabelecimento por exemplo, com bobina térmica para impressão com largura de 8cm.

É importante salientar que de acordo com a Nota Técnica 2012/001, o DANFE Simplificado poderá ser utilizado SOMENTE nas operações realizadas fora do estabelecimento, estando o emissor sujeito a multa caso viole essa orientação.

Para habilitar essa nova configuração acesse o Painel de Controle, e no grupo NF-e a opção ‘Impressão’, como destacado na imagem a seguir.

Para habilitar a impressão do DANFE Simplificado é necessário configurar o parâmetro ‘Habilitar DANFE simplificado’, como destacado na imagem abaixo. Ao selecionar a opção ‘Sim’ aparecerá uma mensagem em tela alertando o usuário sobre a impressão simplificada.

Após configurar o parâmetro ‘Habilitar DANFE simplificado’ para Sim, o campo ‘Orientação’ será automaticamente bloqueado e configurado com a opção Simplificado. As demais configurações de impressão também serão bloqueadas, e o DANFE será impresso de forma simplificada, com as configurações padrão de impressão.

No momento da emissão de cada NF-e também é possível definir qual orientação será utilizada para impressão do DANFE. Para isso é preciso enviar os novos parâmetros para configuração do formato da impressão. Abaixo segue um exemplo da estrutura de parâmetros a ser enviada.

Parâmetros para impressão

As opções disponíveis são: 1 – Retrato, 2 – Paisagem e 3 – Simplificado. Se desejar fazer o download do arquivo XML do exemplo acima clique aqui.

Para efetuar o envio, o XML dos parâmetros deve ser convertido para texto, e inserido entre as TAGS do SOAP de envio. Veja abaixo um exemplo:

Para fazer o download desse exemplo de integração via SOAP UI clique aqui.

No retorno do envio da NF-e, o Base64 do PDF e o link para download do PDF serão impressos de acordo com as configurações da empresa.

Veja um exemplo do DANFE Simplificado na imagem abaixo.

É importante levar alguns pontos em consideração no momento de configurar a orientação de impressão do DANFE:

– Caso o parâmetro ‘Habilitar DANFE simplificado’ da tela de Impressão estiver como ‘Sim’, mas no momento de envio da NF-e for enviada a opção de impressão ‘Paisagem’, o DANFE será impresso de acordo com o parâmetro enviado no SOAP.

– Já se o parâmetro ‘Habilitar DANFE simplificado’ da tela de Impressão estiver como ‘Não’, e no momento de envio da NF-e for informado o parâmetro de impressão com a opção ‘Simplificado’, será impresso o DANFE de acordo com o que está configurado na opção ‘Orientação’ da tela de Impressão.

Ou seja, sempre que o parâmetro ‘Habilitar DANFE simplificado’ estiver como ‘Sim’, vai imprimir o DANFE de acordo com as informações enviadas no parâmetro de envio da NF-e. Caso os parâmetros não forem enviados então irá considerar a configuração do campo ‘Orientação’ da tela.

E quando o parâmetro estiver como ‘Não’ também levará em consideração a configuração do campo ‘Orientação’.