2020
Release Notes – Versão 2.33.0
10 de dezembro de 2020Versão 2.33.0 – 14/12/2020 – em produção
Bom, agora que você já viu quais são as novidades da nova versão, vamos entender melhor cada item e como cada um vai funcionar na prática!
– Nova opção de consulta de NF-e por chave de acesso nas telas de manifestação de destinatário e importação de documentos;
Olha só que novidade bacana! A partir de agora, na tela de extensão de manifestação de destinatário e importação de documentos você encontra uma nova opção que permite a busca de documentos por chave de acesso diretamente no Web Service de distribuição DF-e da SEFAZ, conforme demonstra a imagem a seguir.
Dessa forma, possibilitamos Possibilitamos à empresa buscar um documento específico pela chave de acesso, sem aguardar o processo automático do InvoiCy efetuar a busca.
Mas antes de mais nada, vamos entender um pouco mais sobre o funcionamento do processo de consulta por chave de acesso no Web Service de DistribuicaoDFe da SEFAZ:
Como funciona?
Esse processo de consulta permite ao interessado consultar uma NF-e pela chave de acesso. Para isso, a chave de acesso informada deve ser válida, existir no Ambiente Nacional e estar vinculada ao interessado como destinatário, transportador ou terceiro.
Caso a consulta seja realizada pelo destinatário, o Ambiente Nacional irá verificar a existência de sua manifestação (“Ciência da Operação”, “Operação não Realizada” ou “Confirmação de Operação”).
Em caso da existência da manifestação do destinatário, a NF-e será retornada para o destinatário. Caso contrário, será retornado apenas o resumo da NF-e, possibilitando ao destinatário realizar a manifestação.
Para transportador e terceiros, a NF-e estará disponível integralmente na consulta. Para o emitente, a NF-e não será disponibilizada nesta consulta.
Assim como nas demais consultas disponibilizadas pelo Web Service NFeDistribuicaoDFe, a consulta por chave de acesso estará disponível para documentos recebidos pelo Ambiente Nacional nos últimos 90 dias. Após este período não será possível recuperar a NF-e.
Ao clicar sobre a opção “Consulta por chave de acesso” será exibida uma tela para o usuário informar a chave de acesso do documento e disparar a consulta, conforme mostra a imagem a seguir.
A partir desta mesma tela, ao consultar pela chave de acesso de um documento com status RESUMO, será possível realizar o evento de ciência da operação. Uma super novidade, não é mesmo?!
– Possibilidade de imprimir no DANFE o quadro Fatura/Duplicatas, mesmo sem informações;
Ao enviar uma NF-e sem preencher as informações de fatura e duplicatas, será possível imprimir no DANFE o quadro correspondente, mesmo sem nenhuma informação.
Para isso, basta configurar o parâmetro ‘Imprimir duplicatas’ com a opção ‘Sim mesmo que em branco’, como demonstra a imagem a seguir.
No DANFE serão exibidos esses quadros, porém em branco.
Ao enviar essas informações no XML e o parâmetro mesmo assim estiver configurado com a opção ‘Sim mesmo que em branco’, as informações serão impressas normalmente no DANFE.
Mas atenção! Essa opção está disponível apenas para o DANFE modelo retrato personalizado.
Para os demais modelos, a impressão dessas informações não sofreu nenhum impacto e segue imprimindo esses quadros apenas se vier com as informações preenchidas no XML e o parâmetro estiver configurado como ‘Sim’.
Esse novo parâmetro também pode ser configurado no cadastro de empresas via web service. Para isso, é preciso informar a tag <ImprimirDuplicatas> com o valor ‘SB’, no grupo de parâmetros de impressão do módulo NF-e.
– Possibilidade de retornar os documentos ao consultar o protocolo de importação para o módulo NFS-e;
Oba! A partir desta nova versão, os clientes que fizerem uma importação de NFS-e através do Web Service aimportacao.aspx, ao consultar o protocolo dessa importação poderão obter os documentos no layout único do InvoiCy, através do novo campo <RetornarDocumentos>.
Ao realizar a consulta do protocolo basta enviar este campo preenchido com S, como pode ser visto na imagem a seguir.
No resultado da consulta será retornado o layout dos documentos importados no respectivo protocolo. Lembrando que essa funcionalidade está disponível apenas para documentos do módulo NFS-e.