jul
07
2021

Cadastro de prestadores para consulta de NFS-e de entrada

7 de julho de 2021

Índice

-

A importação de NFS-e de entrada está com novidades! A partir de agora, prestadores de serviços que utilizam o InvoiCy e que contratam serviços de empresas dos municípios de Porto Alegre – RS e Belo Horizonte – MG, atendidas pelo Padrão JFISS Digital e da cidade de Maringá – PR, atendida pelo Padrão ISSe, podem cadastrar esses fornecedores para que o InvoiCy realize a importação de NFS-e de entrada automaticamente.

Com essa nova funcionalidade, você poderá cadastrar seus fornecedores e quando for contratado um serviço e uma NFS-e for emitida por uma dessas empresas, o InvoiCy irá importar automaticamente esse documento, disponibilizando o mesmo para consulta, download e impressão.

Mas atenção! Para usar essa funcionalidade é necessário ter a Extensão Importação de Documentos ativa.

Cadastro de prestadores de serviço via Painel de Controle

O cadastro de prestadores de serviço pode ser realizado por meio do Painel de Controle do InvoiCy, no grupo de informações da NFS-e, onde foi adicionado um novo ícone chamado ‘Cadastro de Prestadores’.

Ao clicar no ícone ‘Cadastro de Prestadores’, será exibida a  tela com a lista de empresas cadastradas e a opção ‘Adicionar’, para ter acesso ao formulário de cadastro de um novo prestador.


Caso precise localizar um prestador cadastrado, poderá utilizar os filtros por CNPJ, Nome, Município, UF e status.

Os dados dos prestadores cadastrados podem ser alterados (exceto o CNPJ), por meio do ícone ‘Editar’. Caso não queira que o InvoiCy importe documentos emitidos por algum prestador cadastrado, é possível alterar o status para ‘Inativo’, na tela de edição do cadastro, ou realizar a exclusão do registro, por meio do ícone ‘Excluir’.

Clicando no botão ‘Adicionar’, será exibida a tela de cadastro de um novo prestador. Preencha as informações dos campos e clique em ‘Salvar’. A partir desse momento, toda vez que esse prestador emitir uma NFS-e onde você seja o Tomador, o InvoiCy irá consultar esse documento na prefeitura e realizará a importação do mesmo.

Cadastro de prestadores de serviço via integração

O cadastro dos prestadores também pode ser realizado por meio de integração via SOAP ou REST, no momento do cadastro da empresa ou via atualização do cadastro.

Para cadastrar prestadores via integração SOAP, é necessário enviar algumas informações específicas no XML de cadastro de empresa, conforme apresentamos a seguir:

Podem ser enviados vários prestadores no mesmo cadastro, bastando apenas repetir o grupo <Prestador>.

Para maiores informações, consulte o arquivo de layout de cadastro de empresa disponível nesse link.

Para integração via API REST, os campos a serem enviados no JSON são:

É possível alterar o status, o nome, o código do município e a inscrição municipal de um prestador cadastrado, para isso deve-se enviar todas as informações do prestador, alterando o campo desejado, o InvoiCy irá verificar se o prestador já está cadastrado pelo CNPJ e atualizar seus dados.

Acesse aqui a documentação e exemplos de integração REST.

Importante lembrar que essa funcionalidade atende somente clientes que utilizam o Módulo NFS-e.