dez
09
2022

Importação de NFS-e através da Extensão InvoiCy OCR

9 de dezembro de 2022

Índice

-

Olá! Nesse artigo iremos explicar sobre como realizar a importação de NFS-e via E-mail, Tela e Web Service através da Extensão InvoiCy OCR. Para saber mais sobre essa extensão leia o artigo Extensão InvoiCy OCR.

Importação de NFS-e via E-mail

É importante destacar que para utilizar a importação via leitura de caixa de e-mail é necessário configurar uma caixa para leitura dos e-mails. Ao ativar a extensão aparecerá um link na tela de configurações, como demonstra a imagem abaixo.

Ao clicar nesse link você será direcionado para a tela de Caixas de e-mail, onde poderá fazer as configurações necessárias. Para saber mais sobre como proceder com o cadastro, leia o artigo Configurando uma caixa de e-mail.

Como o custo do OCR é por análise de arquivo, e não somente pela extração de dados, sugere-se a cada cliente que utilizar a importação destes arquivos por e-mail, crie uma caixa específica para recebimento de arquivos de notas fiscais. Todo e qualquer arquivo PDF e imagem que será enviado para a caixa configurada, será baixado e analisado pela ferramenta de OCR, gerando custos, mesmo não sendo uma nota fiscal.

Importação de NFS-e via Tela

Na tela de importação de documentos, primeiramente encontra-se a aba “Autorizados” onde tem a opção de enviar arquivos XML, PDF ou imagem como .png, .jpeg, .bmp, etc.

Poderá escolher também a forma como será notificado assim que a importação estiver concluída, onde as opções são: “E-mail”, “Notificação”, “E-mail e notificação” e “Não notificar-me”. Se a opção selecionada for e-mail aparecerá em tela um campo para informação do endereço de e-mail.

Após a importação do documento, aparecerá em tela uma mensagem informando ao usuário que o arquivo foi processado com sucesso, e que ele será notificado quando a importação estiver finalizada.

Importação de NFS-e via API SOAP

A importação de NFS-e via Web Service poderá ser realizada através do envio do arquivo PDF ou imagem, enviado no formato base64 através de comunicação com o Web Service aimportacao.aspx disponibilizado pelo InvoiCy.  Este WS é único, e deve ser utilizado apenas para efetuar a importação de documentos no InvoiCy, independentemente do tipo de documento que se deseja importar. Para mais informações, leia o artigo Importação de Documentos via Web Service.

Pode-se observar na imagem abaixo o exemplo de uma importação via Web Service:

Clique aqui para baixar o exemplo do XML.

Na tag <Base64Arquivo> será possível enviar o arquivo de uma nota, PDF ou imagem do documento no formato base 64. No campo <MimeTypeArquivo> será necessário informar extensão do documento.

Poderá ser informado o nome do arquivo que será importado na tag <NomeArquivo>. Lembrando que este campo não é obrigatório no envio da importação.

Importação de NFS-e via API REST

Para a realização da importação via API REST é necessário a geração de um Token com os dados da Chave de Parceiro, conforme descrito a seguir.

Para geração do Token do parceiro deve ser enviada a Chave de Parceiro no parâmetro ‘sub’, e o parâmetro “partnerKey” não deve ser informado. Os demais campos seguem a mesma estrutura da geração de token para empresas.

Mais informações sobre a geração do Token podem ser conferidas no link: Integração via API Rest para emissão de documentos.

Clique aqui para visualizar um exemplo no formato JSON de envio da Importação de NFS-e via API REST.